Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 

Encontre o que deseja

NO AR

Acorda Pra Vida

    Pará

Anunciado o Porto Flutuante do Rio Capim na próxima safra

Publicada em 05/06/19 as 10:06h por Sistema Cidade - 100 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Sistema Cidade)

Link do Facebook SBT Paragominas 

Em março de 2017, a empresa Transportes Bertolini procurou o Secretário de Estado de Desenvolvimento Adnan Demachki, com o interesse de construir um Porto em Itaituba para transportar a soja do Mato Grosso pelo Pará. 

Pois bem, a licença foi dada com a condicionante da Bertolini também transportar a soja paraense, implantando um Porto no Rio Capim. 
Afinal - dizia o Secretário - em 2009 quando exercia o mandato de Prefeito, o asfaltamento da estrada do rio capim foi realizado com esse objetivo.
Mas a Ahimor (autarquia do governo federal) não fez a dragagem do Rio Capim, inviabilizando a navegação de balsas durante o verão. 
Mas o Rio Capim é navegável no período de inverno, que coincide com o período de safra da soja. Aí a Bertolini criou um Porto flutuante para operar somente no período de cheias (5 meses do ano). 
E a Bertolini anunciou ontem, em reunião convocada pelo Ex Secretário Adnan, que na próxima safra (o Porto já está em fase de licenciamento ambiental) já deverá funcionar, com 14 balsas de 2.500 toneladas cada (balsa Mississipi) e 2 empurradores. Essa operação com Porto Flutuante, não é nova para a empresa, pois ela atualmente opera nos Rios Madeira e tapajós. 
O projeto é transportar em torno de 400 mil toneladas/ano de soja até o Porto de Barcarena e no retorno as balsas trazerem adubo e Calcario para o agronegócio da região. Essa operação de logística dará mais competitividade a agricultura de Paragominas. 
Participaram da reunião, além do Ex Secretário Adnan Demachki, o Presidente da Coopernorte- Basílio Carlotto, diretor da Juparana - Flavio Carminatti, Diretor da Portal Marcelo Mestrini, secretário de agricultura de Paragominas-Breno Collonelli, representantes de tradings de soja, proprietários de armazéns Mercildo Balestreri e Gabriel Beluzzo, vários produtores de soja e Diretor da Aprosoja Fábio Kanegae





Nosso Whatsapp

 

Visitas: 17635 |  Usuários Online: 6

Rádio Cidade 93,3fm Paragominas -Pa - Todos os direitos reservados